ATIVIDADE !

A partir de uma imagem de satélite ou fotografia aérea, elabore um mapa com os principais elementos existentes nele (ruas, escolas, hospitais, igrejas, etc).

Para destacar, eu escolhi o Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, segue abaixo: 

IMAGEM DE SATÉLITE: 



IMAGEM DE MAPA: 



indagações !

1- O que é preciso para observara a Terra ? 
R.: conseguimos observar a Terra através de fotos tiradas pelo satélite.


2- Quais as diferenças entre mapas e cartas
R.:
MAPA:Representação gráfica de uma superfície plana em uma determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra. 


CARTA: Representação gráfica dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana. 

3- Como era elaborado os mapas do passado e como é no presente ?  
R.:os mapas eram feitos a mão durante viagens.


atividade de sala - criar uma tribo/grupo !

Atendendo o pedido do professor da disciplina de Geografia, Cezar, estou postando aqui a atividade realizada em sala de aula pelos alunos da Escola Estadual Santos Dumont: José Chacon, nº 23, Lara Santtiago, nº 26, Luana Camila, nº 28 e Rafaela Lima, nº 36.


T.P.E.E (Tribo da Paz e Equilíbrio Espiritual)
  • Nenhum integrante poderá fazer o uso de bebidas alcoólicas;
  • Não poderá fazer o uso de drogas;
  • Respeitar a opiniões, valores e ações de cada pessoa (seja ela integrante do grupo ou não);
  • Todos os dias ás 20:00 horas, todos os integrantes deverão se reunir para orar, conversar e decidir questões do relacionadas ao grupo e o mundo;
  • Todos os integrantes devem usar camisa branca nas reuniões para simbolizar a paz e o equilíbrio;
  • Nenhum integrante do grupo poderá frequentar lugares que não sejam de ambiente familiar;
  • Todos os integrantes devem manter sempre a união entre si e entre as outras pessoas (sejam elas do grupo ou não).

linha do tempo - formação do território europeu !



A União Européia (UE) foi criada oficialmente em 1992 através do Tratado de Maastricht que substituiu o Tratado de Roma. Contava apenas com 12 países: Alemanha, França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, DinamarcaGréciaPortugal e Espanha. Em 1995 recebeu a adesão da ÁustriaSuécia e Finlândia


Em 1999, novo avanço rumo à integração econômica. O euro foi introduzido como moeda para transações financeiras e comerciais em 11 países e, desde 2002, tem sido utilizada como moeda corrente. 


Em 2004 o bloco avançou sobre o leste europeu com a adesão de mais dez países, cuja maioria esteve vinculada ao mundo socialista até o final da década de 1980: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca,Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Chipre e Malta.

Em 2007, 13 países mantêm relações mais complexas no interior da UE, conhecida como Zona do Euro (União Monetária). 
Em 2007, 50 anos após a assinatura do Tratado de Roma, Bulgária e Romênia entraram na UE, ao mesmo tempo em que a Eslovênia passou a integrar a Zona do Euro.

Agora, com 27 países e 480 milhões de pessoas, a UE forma o maior mercado consumidor do mundo. Forma, também, o maior PIB, com a soma de cerca de US$ 14 trilhões ou 10,8 trilhões de euros, e representa 20% do volume do comércio mundial.

concepção naturalista, econômica, jurídica política de território e a perspectiva idealista !


A concepção naturalista de território pode ser concebida em sua vinculação com o comportamento animal, bem como na relação sociedade-natureza. Sobre a primeira concepção, vale ressaltar a visão neodarwinista de Robert Ardrey, de que não só o homem é uma “espécie territorial”, como este comportamento territorial corresponde ao mesmo que é percebido entre os animais. Vale ressaltar o grande perigo da vinculação desta territorialização animal com a humana, a concepção naturalista de território não deve aparecer dissociada da relação da sociedade com a natureza e vice e versa.




Dentro da dimensão econômica de território temos aqueles cientistas que concebem o território como fonte de recursos, e aqueles que usam as relações de produção dentro de determinada sociedade como o fundamento para compreender o conceito de território. E esse uso está diretamente relacionado ao uso pelo modo de produção, ou pelos atores hegemônicos da sociedade, sempre no sentido de garantir sua reprodução e seus interesses particulares.



Jurídico-política, segundo  a qual “o território é visto como um espaço delimitado e controlado sobre o qual se exerce um determinado poder, especialmente o de caráter estatal".

As perspectivas idealistas enfatizam mais abertamente a dimensão ideal-simbólica do território. Neste contexto o território é primeiro um valor, pois a existência e a necessidade para toda sociedade humana de estabelecer uma relação forte, ou mesmo uma relação espiritual com seu espaço de vida, parece claramente estabelecida. O poder do laço territorial revela que o espaço está investido de valores não apenas materiais, mas também éticos, espirituais, simbólicos e afetivos, não podem ser percebidos apenas como uma posse ou como uma entidade exterior à sociedade que o habita, pois representa uma identidade, fonte de uma relação de essência afetiva ou mesmo amorosa ao espaço.